Transtorno de Ansiedade
- siteenoix
- 29 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

O Transtorno de Ansiedade é uma cobrição que pode levar a diferentes condições psicológicas caracterizadas por sentimentos intensos e persistentes de ansiedade, medo e procrastinação.
Pessoas com transtornos de ansiedade podem experimentar preocupações e medos excessivos em relação a situações específicas ou em relação à vida em todo. Esses sentimentos de ansiedade podem ser tão intensos que interferem significativamente na vida diária e nas atividades cotidianas.
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo:
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Caracteriza-se por ansiedade crônica e excessiva sobre uma variedade de assuntos, como trabalho, saúde, família, entre outros.
Transtorno de Pânico: Caracterizado por ataques de pânico inesperados e recorrentes, que são períodos curtos de intenso medo ou desconforto, geralmente acompanhados de sintomas físicos, como batimentos cardíacos acelerados, sudorese e sensação de falta de ar.
Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social): Pessoas com esse transtorno têm medo intenso e persistente de situações sociais em que possam ser julgadas ou avaliadas negativamente pelos outros. Isso pode levar a evitar certas interações sociais.
Transtorno de Ansiedade de Separação: Mais comum em crianças, mas também pode afetar adultos, é caracterizado por um medo excessivo de ficar longe de pessoas significativas ou lugares que ofereçam segurança.
O tratamento dos transtornos de ansiedade geralmente envolve uma combinação de terapia e medicamentos ansiolíticos (quando necessário) e técnicas de gerenciamento de estresse.
Imaginemos que a pessoa com esse quadro, não consegue ver o lado positivo das coisas, pois tende a pensar no que de ruim pode acontecer, podendo desenvolver fobia social, até crise de pânico.
Enquanto terapeuta, viso trazer ao paciente a percepção das suas emoções, e questionar o pq daquele sentimento, o medo pode ter relação com experiências passadas mal sucedidas que trás a tona os mesmos sentimentos que o fizeram sofrer, outro ponto é o medo do desconhecido, para isso eu passo algumas dinâmicas e exercícios para que paciente comece a exercitar o controle das emoções.



Comentários